Páginas

REVOLTA DOS BÚZIOS - ELYSIO ATHAÍDE E SOLANGE COELHO

Seguidores

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de março de 2011

PARA OS ALUNOS DO 9º ANO


CADA GRUPO DEVERÁ POSTAR NO BLOG UMA MATÉRIA SOBRE O ANIVERSÁRIO DE SALVADOR. VALOR = 1,0 PONTO (SÓ TERÁ DIREITO AO PONTO MATÉRIA POSTADA ATÉ DIA 31 DESTE).
EDSON PAIVA


Esclarecimento: Aniversário de Salvador (462 anos)

Na próxima terça-feira, 29 de março de 2011, Salvador completa 462 anos de fundação. O dia 29 de março de 1549 é a data provável do desembarque de Thomé de Souza na enseada do Porto da Barra, e por convenção, foi adotado como dia da fundação da cidade. Em 2009, nos 460 anos de Salvador, fiz alguns posts contando essa história, que é um verdadeiro épico cinematográfico. Ano passado, nos 461 anos, também fiz outro texto, revelando mais algumas curiosidades históricas. Anualmente, quando vai chegando meados de março, esses artigos são muito requisitados por estudantes que entram no blog para fazer pesquisa. Como sou fascinada por História e durante cinco anos da minha carreira de jornalista me dediquei a reportagens de cunho histórico, já tendo inclusive feito pesquisa e texto final para publicações oficiais sobre a História da Bahia, fico sempre preocupada quando vejo esses posts, de dois anos atrás, disparando no ranking de acessos doConversa. É que, infelizmente, a gente sabe como são alguns estudantes, desatentos e, para grande tristeza, praticantes do mau e velho control c + control v. Meu medo é que algum desavisado use as informações sem se dar conta da data da postagem e saia por aí dizendo que a capital baiana está fazendo 460 anos. Não! Em 2011, são 462! Os dados da fundação, os marcos e episódios envolvendo a construção da cidade, os personagens envolvidos, porém, não mudam, lógico! Thomé de Souza continuará por toda a vida sendo o primeiro governador-geral, ou ao menos até surgir um historiador e provas contundentes que contradigam o fato perpetuado há 462 anos. Então, um recadinho: quem for usar os dados para pesquisa, primeiro lembre da etiqueta virtual e da lei de direitos autorais e cite a fonte e a autoria do material (eu ralei um bocado para reunir esses dados!); e depois, lembre também de olhar a data de postagem e fazer as contas, para não escrever bobagem no dever de casa…No mais, boa sorte e boa nota!

Os links dos posts sobre a história de Salvador:

>>Aniversário de Salvador: 460 anos

>>Aniversário de Salvador: Thomé de Souza

>>461 anos de Salvador: sobre o mestre Luís Dias

*A ilustração de Thomé de Souza foi retirada do www.nublog.com.br

**Vale ainda ressaltar que não sou historiadora, sou jornalista, e nem sou professora. E que, o Conversa de Menina é um blog sobre temas gerais e ênfase no universo feminino. Não somos um site especializado em tarefas e pesquisas escolares. Por isso, sempre vá em outras fontes, inclusive, nos posts em que falo sobre história, cito várias boas fontes de complementação, para quem pretende se aprofundar nos temas.

Nenhum comentário: