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REVOLTA DOS BÚZIOS - ELYSIO ATHAÍDE E SOLANGE COELHO

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quarta-feira, 3 de novembro de 2010

GINCANA CULTURAL INTERDISCIPLINAR:CONSCIÊNCIA NEGRA


Equipes Inscritas:
1ª Equipe = 5ªM1 - 50 pontos
2ª Equipe = 6ªM1 - 50 pontos
3ª Equipe = 5ªM2 - 50 pontos
4ª Equipe = 8ª - 50 pontos
5ª Equipe = 6ªM2 - 50 pontos
6ª Equipe = 7ªM1 - 50 pontos
7ª Equipe = 7ªM2 - 50 pontos

Parabéns à todas as Equipes e muita garra, esforço e competência na realização das tarefas.
A Comissão Organizadora

Escola Estadual Elysio Athaíde

GINCANA CULTURAL INTERDISCIPLINAR/2010: CONSCIÊNCIA NEGRA

17, 18 e 19 DE NOVEMBRO

Coordenaçã0: Edson Paiva, Elizângela e Lidia Barreto

INTRODUÇÃO

A elaboração desta proposta de trabalho visa uma maior integração entre as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os princípios da Lei 11.645/2008 de 11/3/2008.

JUSTIFICATIVA

Considerando que:
- O avanço tecnológico e a velocidade das informações nos põem à prova constantemente;
- A informação chega até nossos alunos, com uma grande velocidade e das mais diferentes maneiras;
- A motivação em descobrir e repassar coisas novas, trocar conhecimentos, trocar idéias nos propicia uma interação saudável;
- Os professores precisam trabalhar em equipe, com intuito de aprender a aprender, selecionando e analisando estas informações, transformando esta informação em formação na medida do possível;
- Caminhamos a passos largos para um mundo multimídia, onde o fato de saber ler e escrever vai muito além de decifrar códigos lingüísticos expressos em livros e escritas;
- O desafio da sociedade é de acompanhar a modernização assim como o desenvolvimento das novas tecnologias afim de não nos tornarmos “analfabetos digitais”;
- Dentro de um processo de Inclusão Digital precisamos utilizar, compreender e dominar as novas tecnologias, especialmente a do uso do computador na construção do conhecimento, proporcionando ao aluno uma educação de qualidade, tornando-o incluído, alfabetizado digitalmente, com condições de buscar e compreender as novas idéias e os novos valores impostos pela sociedade do conhecimento;

- A Lei nº 11.645/2008, obriga todas as escolas públicas e particulares da educação básica a ensinarem aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira e indígena.

- Perceber-se que um grande percentual dos alunos ainda não conhece a contribuição histórico-social dos descendentes de africanos e indígenas ao país.

- A Escola Elysio Athaíde vem, desde 2005, desenvolvendo conteúdos que contemplam a cultura afro-brasileira, a discussão sobre identidade e relações étnico-raciais.
Nessa perspectiva, justifica-se o presente projeto.

OBJETIVOS

O presente Projeto tem como objetivos promover:
- A participação ativa dos professores no desenvolvimento e acompanhamento das atividades/tarefas organizadas para gincana interdisciplinar;
- A integração da comunidade escolar, estimulando a participação dos diferentes segmentos da mesma em todos os momentos do processo pedagógico;
- Atividades de Interação com a comunidade em geral através de ações de cunho social e cultural;
- Atividades que envolvam a utilização dos recursos da informática, através de softweres educativos, de edição de texto e ou pesquisas orientadas na internet;
- Ações que demandem o resgate e a aplicação dos valores de solidariedade, respeito, companheirismo e determinação, assim com a importância da preservação do patrimônio público.

PLANEJAMENTO

A Gincana Cultural Interdisciplinar: Consciência Negra será desenvolvida durante os dias 17, 18 e 19 de novembro de 2010, envolvendo aproximadamente 210 (duzentos e dez alunos), das turmas do Ensino Fundamental (séries finais).

Nos dias 17 e 18 serão realizadas as tarefas e no dia 19 haverá a apresentação da peça Revolta dos Búzios e uma mesa redonda sobre Consciência Negra.
A equipe multidisciplinar responsável pela elaboração das tarefas será constituída pelos professores das disciplinas: diversificada, educação artística e educação física.
As tarefas serão formuladas com intuito de promover os princípios de convivência, valorização, participação e os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo sobre história da África, africanidade e identidade étnica.

METODOLOGIA

Cada sala terá um professor (a) ou funcionário (a) padrinho ou madrinha da turma e dois alunos (as) responsáveis pela equipe. As tarefas da Gincana serão disponibilizadas no blog da escola (escolaelysioathaide.blogspot.com), possibilitando o acesso pela comunidade escolar.
Este blog servirá para as turmas (equipes), tomarem conhecimento das tarefas, atualizarem-se quanto a sua classificação na Gincana e opinarem sobre as mesmas.
Algumas tarefas serão fornecidas com dias de antecedência, para a realização na própria escola em conjunto com o padrinho ou madrinha da turma.
Outras tarefas surpresas serão apresentadas nos dias da gincana.

AVALIAÇÃO

Será considerado satisfatório o desenvolvimento do Projeto se houver a participação efetiva dos alunos, professores e funcionários nas atividades e tarefas antecipadas lançadas no blog e nas tarefas surpresas durante os dias da gincana, como também o nível de relacionamento, dedicação, motivação e disciplina de cada participante.

Será considerado sistema de pontuação para todas as disciplinas:

1º lugar = 4,0 (pontos)

2º lugar = 3,5 (pontos)

3º lugar = 3,0 (pontos)

4º lugar = 2,5 (pontos)

5º, 6º e 7º lugares = 2,0 (pontos)

A freqüência, pontualidade e participação efetiva do aluno será fatorimportante para a pontuação individual.

As tarefas foram discutidas e construídas pela equipe coordenadora.

REGULAMENTO DA GINCANA 2010

1. As equipes deverão estar na Escola às 7h30 nos dias 17, 18 e 19/11/10;

2. As equipes deverão estar em seus devidos lugares com a maior quantidade de participante em relação ao total da turma;

3. Cada equipe deverá estar com camisa padronizada com o nome, cor ou cores;

4. O grito de guerra não poderá ser igual ao de outra equipe;

5. O grito de guerra deverá ser entregue digitado à comissão julgadora e com o logotipo da equipe;

6. Cada equipe deverá ter uma faixa com 2m de comprimento contendo o nome da equipe;

7. As equipes deverão estar, nos três dias da gincana, organizadas identificadas por nome e bastante caracterização (mamãe-sacode com as cores da equipe, bandeirinhas etc);

8. Cada equipe terá um QG (Quartel General). Cada QG, sala de aula da turma, deverá estar, durante os três dias, organizado, decorado com cartazes e figuras alusivas relacionadas à temática (consciência negra);

9. Só será permitida a participação de componentes que sejam alunos da escola, salvo nas tarefas que requerem convidados;

10. Cada equipe deverá escolher 01 professor (a) ou funcionária para ser padrinho ou madrinha e 02 (dois) alunos, para serem representantes da equipe, com intuito de ajudar na organização da equipe e distribuição das tarefas;

11. A equipe poderá ter a colaboração direta de outras pessoas não integrantes da equipe, não podendo ser de fora da escola;

12. Não será permitido a qualquer equipe o uso de bebidas alcoólicas, caso contrário, a equipe será desclassificada;

13. As equipes que promoverem eventuais desentendimentos, desrespeitos ou usarem a vaia entre componentes ou entre equipes perderão 20 pontos;

14. Durante a realização das tarefas as equipes deverão permanecer em silêncio. Qualquer equipe que atrapalhar a apresentação da tarefa de outra equipe perderá imediatamente 20 pontos

15. A equipe que não cumprir a tarefa no tempo pré-estabelecido, não somará os pontos daquela tarefa.

16. Se uma equipe for chamada à atenção mais de duas vezes, na terceira vez perderá 20 pontos;

17. A gincana começará as 08h00 e nenhum aluno poderá sair da escola até o seu término;

18. Alunos que cometerem ocorrências graves não poderão participar da gincana, nem da pontuação final da equipe;

19. Para apresentação das tarefas, cada equipe será chamada no máximo três vezes. Depois disso caso a equipe não compareça ao pátio, perderá a chance de apresentar;

20. Não será permitido a qualquer aluno ficar fora do pátio, ou seja, andando pela escola ou entre os pavilhões, só em caso de realização de tarefa e comprovando sua atitude. O aluno que for surpreendido descumprindo essa regra, a equipe perderá 20 pontos;

21. Havendo empate, será considerada a pontuação equivalente à sua classificação para as equipes empatadas.

22. Será considerada campeã a equipe que no final da gincana somar a maior pontuação;

23. Os casos omissos serão resolvidos entre a comissão coordenadora e comissão julgadora,

24. As equipes que se acharem prejudicadas, poderão encaminhar recurso à comissão coordenadora através dos seus representantes legais e com assinatura dos mESMOS.

Tarefas Antecipadas para serem apresentadas no dia 17/11(quarta-feira)

1ª) – No dia 17/11, às 08h30, no pátio da escola, a equipe terá que se apresentar:

1 – com a maior quantidade de participante em relação ao total da turma = 30 pontos;

2 – camisa padronizada com o nome e cor ou cores da equipe = para as salas com até 25 alunos 1 ponto e meio por aluno padronizado e salas acima de 25 alunos 1 pontos por cada aluno;

3 – grito de guerra = 20 pontos;

4 – Faixa com 2m de comprimento contendo o nome da equipe = 20 pontos;

5 – Cada equipe deverá, nos três dias da gincana, se apresentar com alegorias (apitos, mamãe sacodes e outras da sua criatividade) e bastante festiva em cada dia = por dia: 20 pontos para a mais animada, 10 pontos a 2ª mais animada e 05 pontos às demais;

6 – Cada equipe terá um QG (Quartel General). Cada QG, sala de aula da turma, deverá estar, durante os três dias, organizado, decorado com cartazes e figuras alusivas relacionadas à temática (consciência negra). A pontuação será aferida no dia 17/11.

Valor = 1º lugar = 50 pontos

2º lugar = 40 pontos

3º lugar = 20 pontos

4º lugar = 15 pontos

5º lugar = 10 pontos

6º e 7º lugares = 05 pontos.

Obs. A equipe que estiver pontualmente arrumada e totalmente completa no seu lugar (escolhido pela equipe), no pátio. Receberá: 1º lugar = 30 pontos - 2º lugar = 20 pontos - 3º luhar = 10 pontos - as demais 5 pontos.

2ª) Cada equipe deverá construir um vídeo de 10min, por dia de gincana, para ser postado no blog da escola. O vídeo pronto, nos dias 17 e 18/11, deverá ser enviado por dia para o e-mail da escola ou Orkut da escola, até as 21h. O professor Edson irá averiguar e editá-lo no blog da escola.

Valor da tarefa realizada = 50 pontos.

Obs: No final da manhã de cada dia a tarefa deverá ser mostrada à coordenação da gincana e o ponto da equipe só será aferido no dia seguinte, após a postagem. No dia 19, o vídeo será apresentado à comissão julgadora após a apresentação da última tarefa.

3ª) – Apresentar um aluno ou aluna vestido de índio (a) conservando a originalidade.

Será julgado: traje típico, pintura do corpo e significado, performance e texto oral sobre seu personagem.

Realização da tarefa: 100 pontos. (dia 17/11)

1º lugar = 80 pontos

2º lugar = 50 pontos

3º lugar = 30 pontos

4º lugar = 20 pontos

5º luhar = 10 pontos

6º e 7º lugares = 05 pontos

4ª) – Tarefa: Vocabulário tupi-guarani: (17/11)

Cada equipe deverá apresentar 1 casal para que dentro de um tempo de 5 minutos, construa uma relação com a maior quantidade de palavras do vocabulário tupi-guarani usadas em nossa língua.

1º lugar = 80 pontos

2º lugar = 50 pontos

3º lugar = 30 pontos

4º lugar = 20 pontos

5º luhar = 10 pontos

6º e 7º lugares = 05 pontos

5ª) – Tarefa - Confeccionar em uma cartolina o mapa do continente africano contendo os 52 países, as 7 regiões e suas ilhas. (dia 17/11).

Cada equipe deverá apresentar através de um dos componentes o mapa confeccionado e o mesmo deverá falar em 5 minutos sobre o continente africano.

Julgamento: criatividade, visualização dos 52 países e suas ilhas, nome bem visível dos países, oralidade e conhecimento demonstrado.

Realização da tarefa: 100 pontos.

1º lugar = 80 pontos

2º lugar = 50 pontos

3º lugar = 30 pontos

4º lugar = 20 pontos

5º luhar = 10 pontos

6º e 7º lugares = 05 pontos

Tarefas Antecipadas para serem apresentadas no dia 18/11(quinta-feira)

7ª) – Apresentar um aluno ou uma aluna (pode ser pessoa convidada) vestido (a) de um orixá e falar sobre o seu personagem. (18/11)

Julgamento: Originalidade, performance e texto oral sobre seu personagem.

Valor da tarefa = 100 pontos

Sendo aluno ou aluna + 30 pontos

1º lugar = 80 pontos

2º lugar = 50 pontos

3º lugar = 30 pontos

4º lugar = 20 pontos

5º luhar = 10 pontos

6º e 7º lugares = 05 pontos

8ª) – beleza negra e o mais belo dos belos: (quinta-feira, dia 18).

Cada equipe deverá apresentar um casal para concorrer ao título da “Beleza Negra” e do “O Mais Belo dos Belos”. Os candidatos deverão se apresentar com trajes típicos africano. A escolha será individual.

Será julgado: Traje típico, performance, desenvoltura, cabelo e maquiagem.

Realização da tarefa: 100 pontos.

1º lugar = 80 pontos

2º lugar = 50 pontos

3º lugar = 30 pontos

4º lugar = 20 pontos

5º luhar = 10 pontos

6º e 7º lugares = 05 pontos

9ª) – redação construída sobre africanidade e com o valor da nota mais alta:

Cada equipe deverá apresentar uma redação construída até o final da III unidade, durante o ano de 2010, sobre tema que arrole a questão da africanidade brasileira (redação construída pelo aluno em qualquer das disciplinas).

1º lugar = 50 pontos

2º lugar = 40 pontos

3º lugar = 20 pontos

4º lugar = 15 pontos

5º lugar = 10 pontos

6º e 7º lugares = 05 pontos

11ª) – Tarefa: Vocabulário africano: (18/11)

Cada equipe deverá apresentar 1 casal para que dentro de um tempo de 5 minutos, construa uma relação com a maior quantidade de palavras do vocabulário africano usado em nossa língua.

1º lugar = 80 pontos

2º lugar = 50 pontos

3º lugar = 30 pontos

4º lugar = 20 pontos

5º lugar = 10 pontos

6º e 7º lugares = 05 pontos

Tarefas Antecipadas para serem apresentadas no dia 19/11(sexta-feira)

12) – Tarefa: Cada equipe deverá apresentar um prato típico da comida africana ou indígena em quantidade que dê para toda a equipe degustar.

Valor da tarefa = 100 pontos (sexta-feira, dia 19)

Obs: Ao chegar, a equipe deverá apresentar o prato típico a um dos componentes da comissão julgadora.

13ª) – Tarefa: Representante africano (a): (sexta – feira, dia 19)

Realização da tarefa: 100 pontos.

Cada equipe deverá apresentar uma pessoa nascida em um dos países africanos para falar sobre seu país – 10 minutos cada (a pessoa terá que comprovar sua naturalidade);

14ª) – Tarefa: Diáspora Africana (19/11)

Cada equipe deverá construir um cartaz sobre a diáspora africana brasileira contendo os países africanos de onde os escravos vieram para o Brasil e falar sobre a mesma.

Observar criatividade, estética visual, conteúdos escritos e oralidade.

Valor da tarefa: 1º = 50

2º = 40

3º = 30

4º = 20

5º = 10

6º e 7º = 5

Programação do dia 19/11:

Assim que as equipes chegarem entregarão os pratos típicos.

8h00 – início da gincana.

Apresentação dos convidados, os mesmos tomarão acento na mesa redonda.

9h00 – 3ª tarefa do dia

9h30 – Apresentação da Peça Revolta dos Búzios

10h30 - intervalo

11h00 – Mesa Redonda “Consciência Negra”

11h50 – Mostra dos vídeos produzidos

12h00 – Resultado da pontuação e encerramento.

Salvador, 24 de outubro de 2010

Equipe Coordenadora

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