Páginas

REVOLTA DOS BÚZIOS - ELYSIO ATHAÍDE E SOLANGE COELHO

Seguidores

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

GINCANA ELYSIO ATHAÍDE 2010




Escola Estadual Elysio

Athaíde

GINCANA CULTURAL INTERDISCIPLINAR/2010: CONSCIÊNCIA NEGRA

17, 18 e 19 DE NOVEMBRO

Coordenaçã0: Edson Paiva, Elizângela e Lidia Barreto

RELATÓRIO

INTRODUÇÃO

A elaboração deste relatório visa dar visibilidade no resultado obtido durante o período da realização do trabalho. Permear uma análise dos resultados obtidos para sanar prováveis falhas ocorridas e buscar possibilidades para um melhor desempenho nos próximos projetos.

JUSTIFICATIVA

Buscou-se nesse projeto implementar a Lei 11.645 /2003, que obriga as escolas públicas e particulares da educação básica a desenvolverem conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira e indígena. A Escola Elysio Athaíde, vem, desde 2005, se debruçando no desenvolvimento de atividades que contemplem a cultura afro-brasileira e a discussão sobre identidade e relações étnico-raciais. Com essa atividade, ampliou-se a proposta. Trabalharam-se parcialmente as questões indígenas, dando ênfase maior para as questões da africanidade. Baseando-se nos conteúdos étnico-raciais e história da África e dos povos africanos e seus descendentes brasileiros trabalhados ao longo do ano letivo, reconhecendo a importância da contribuição histórico-social dos descendentes de africanos e indígenas ao país.

Considerou-se a importância do trabalho pedagógico voltados para a utilização dos avanços tecnológicos e midiáticos, especialmente a do uso do computador na construção do conhecimento, proporcionando ao aluno uma melhoria na busca de uma educação de qualidade, tornando-o incluído na alfabetização digital, com condições de buscar e compreensão das novas idéias e os novos recursos das multimídias sociais.

OBJETIVOS

O referido projeto teve como objetivos:

- Implementar a Lei 11.645 /2003, que obriga as escolas públicas e particulares da educação básica a desenvolverem conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira e indígena;

- Desenvolver atividades que contemplem a cultura afro-brasileira e a discussão sobre identidade e relações étnico-raciais, as questões indígenas, a história da África e dos povos africanos e seus descendentes na formação do povo e da cultura brasileira;

- Reconhecer a importância da contribuição histórico-social dos descendentes de africanos e indígenas ao país;
- A participação ativa dos professores no desenvolvimento e acompanhamento das atividades/tarefas organizadas para a gincana interdisciplinar;
- A integração da comunidade escolar, estimulando a participação dos diferentes segmentos da mesma em todos os momentos do processo pedagógico;
- Promover atividades de Interação com a comunidade em geral através de ações de cunho social e cultural; a interação de intercambio com representantes do continente africano;
- Oportunizar atividades que envolveram a utilização dos recursos da informática: através de edição de texto no blog da escola, em pesquisas orientadas na internet, edição e postagem de vídeos sobre o trabalho realizado;
- Ações que demandaram o resgate e a aplicação dos valores de solidariedade, respeito, companheirismo e determinação, assim com a importância da preservação do patrimônio escolar.

PLANEJAMENTO

A Gincana Cultural Interdisciplinar: Consciência Negra se desenvolveu durante os dias 16, 17, 18 e 19 de novembro de 2010, envolvendo aproximadamente 210 (duzentos e dez alunos), das turmas do Ensino Fundamental (séries finais).

No dia 16, foi entregue a tarefa da confecção das bandeiras dos países do continente que ocorreu a diáspora africana brasileira e arrumação das salas (quartel general das equipes). Nos dias 17 e 18, foram realizadas 12 tarefas e no dia 19 houve a apresentação das 3 tarefas restantes, a apresentação da peça Revolta dos Búzios encenada por alunos da escola, dirigida pelo professor Vitor Kizza e a realização da mesa redonda sobre Consciência Negra e Diáspora Africana Brasileira, coordenada por Isaura Rodrigues, aluna da 8ª série, com a participação do Prof. Antônio Godi, Profa. Lia Spósito, Eloisa Jorge (Angola) e (Gâmbia). Nos três dias da gincana houve a apresentação do maculelê pelo grupo de dança da 8ª série,
A equipe multidisciplinar responsável pela elaboração das tarefas foi constituída pelos professores das disciplinas: diversificada, Edson Paiva; educação artística, Lidia Barreto; e educação física, Elizângela.
As tarefas foram formuladas com intuito de promover os princípios de convivência, valorização, participação e os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo sobre os povos indígenas do Brasil, história da África, africanidade, identidade étnica, revoltas dos escravos na Bahia e Quilombos dos Palmares.

AÇÃO PEDAGOGICA

Antecipando a gincana, ocorreram duas reuniões pedagógicas com os envolvidos objetivando avaliar o andamento das atividades, dificuldades enfrentadas e retro-alimentação do projeto. Na primeira, foi entregue aos alunos representantes das equipes, padrinhos e madrinhas uma pasta contendo as tarefas antecipadas, regulamento, bloco e caneta.

Cada sala teve um professor (a) padrinho ou madrinha da turma e dois alunos (as) responsáveis pela equipe. As tarefas da Gincana foram disponibilizadas no blog da escola (escolaelysioathaide.blogspot.com), possibilitando o acesso pela comunidade escolar;
Este blog serviu para as turmas (equipes), tomarem conhecimento das tarefas, atualizarem-se quanto a sua classificação na Gincana e opinarem sobre as mesmas;

As tarefas foram baseadas nos conteúdos trabalhados durante o ano letivo versando sobre a lei 11.645;
Algumas tarefas foram fornecidas com dias de antecedência, para a realização na própria escola em conjunto com o padrinho ou madrinha da turma;
Duas tarefas surpresas foram postadas no blog no dia 17/11;

Durante os dias da gincana, o professor padrinho e/ou madrinha avaliou a participação do aluno, relacionamento com o grupo, disciplina, realização das tarefas solicitadas e a produção do conhecimento adquirido;

No dia 17, houve apresentação do grupo de percussão da Casa do Sol.

AVALIAÇÃO

Foi realizada uma reunião no dia 23/11, às 11h00, com os padrinhos, madrinhas, alunos (as) representantes das equipes, coordenação geral e comissão julgadora. Considerou-se em primeiro a fala dos alunos (as), padrinhos e madrinhas, em segundo plano a comissão julgadora e a comissão coordenadora.

Avaliou-se o grau de satisfação dos participantes, as dificuldades encontradas, a participação efetiva dos alunos, professores e funcionários nas atividades, as tarefas antecipadas lançadas no blog, as tarefas surpresas, a organização da gincana, o comportamento dos alunos, padrinhos e madrinhas durante os dias da gincana, o apoio e a participação dos gestores, envolvimento dos pais, como também o nível de relacionamento, dedicação, motivação e disciplina de cada participante.

Foi considerado como premiação o sistema de pontuação para todas as disciplinas:

1º lugar = 4,0 (pontos) 6ªM1

2º lugar = 3,5 (pontos) 8ª única

3º lugar = 3,0 (pontos) 5ªM2

4º lugar = 2,5 (pontos) 5ªM1

5º, 6º e 7º lugares = 2,0 (pontos) 7ªM, 6ªM2 e 7ªM2.

Aprovou-se, pela maioria, que seria computado para o aluno (a) apresentador (a) de tarefa da gincana o valor máximo de quatro pontos como forma de valorização pelo desempenho, conhecimento demonstrado e incentivo.

A freqüência, pontualidade e participação efetiva do aluno foi fator importante para a pontuação individual.

As tarefas e o regulamento foram discutidas e construídas pela equipe coordenadora.

CONCLUSÃO

Pedagogia de Projetos

Constatou-se que o trabalho por Projeto Pedagógico potencializa a integração de diferentes áreas de conhecimento, assim como a integração de várias mídias e recursos, os quais permitiram ao aluno expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.

Do ponto de vista de aprendizagem no trabalho por projeto, Prado (2001) destaca a possibilidade de o aluno recontextualizar aquilo que aprendeu, bem como estabelecer relações significativas entre conhecimentos. Nesse processo, o aluno pôde ressignificar os conceitos e as estratégias utilizadas na solução do problema de investigação que originou o projeto e, com isso, ampliar o seu universo de aprendizagem.

Em se tratando dos conteúdos, a pedagogia de projetos é vista pelo seu caráter de potencializar a INTERDISCIPLINARIDADE. Isto de fato pode ocorrer, pois o trabalho oportunizou romper com as fronteiras disciplinares, favorecendo o estabelecimento de elos entre as diferentes áreas de conhecimento numa situação contextualizada da aprendizagem.

Nesse sentido, é necessário que o professor tenha abertura e flexibilidade para relativizar a sua prática e as estratégias pedagógicas, com vistas a propiciar ao aluno a reconstrução do conhecimento. O compromisso educacional do professor é justamente saber O QUÊ, COMO, QUANDO e POR QUE desenvolver determinadas ações pedagógicas. E para isto é fundamental conhecer o processo de aprendizagem do aluno e ter clareza da sua intencionalidade pedagógica.

O Projeto Gincana Cultural Interdisciplinar 2010: Consciência Negra possibilitou a ampliação do conhecimento da diáspora africana brasileira, cultura africana e uma visão estrutural sobre o continente e os respectivos países trabalhados, o desenvolvimento de atividades que contemplaram a cultura afro-brasileira, a discussão sobre identidade e relações étnico-raciais, as questões indígenas, a história da África e dos povos africanos e seus descendentes na formação do povo e da cultura brasileira.

Pode-se perceber o grande interesse e envolvimento por parte do alunado e professores envolvidos. O conhecimento demonstrado por grande parte dos alunos que apresentaram tarefas e confirmado no depoimento dos representantes:

. Aprendizado significativo;

. Importância das tarefas na aprendizagem dos alunos;

. Aprendizado através do brincar;

. Responsabilidade no cumprimento das tarefas;

. Grande participação dos alunos, até mesmo daqueles que nunca ficam em sala e quando ficam, atrapalham o andamento da aula;

. Integração de vários alunos;

. Conhecimento adquirido sobre os povos indígenas;

. Demonstração de capacidade dos alunos para a realização das tarefas.

Os alunos através de estudos, pesquisas e diversas atividades constataram, compreenderam, conheceram e explicaram um pouco sobre a cultura indígena: significado das pinturas corporais; vestuário; vocabulário tupi-guarani incluso na língua portuguesa. Composição étnica, religião, alimentação e informações sobre a língua ioruba e outras línguas nativas africanas que fazem parte do vocabulário da língua portuguesa, como também, entenderam a importância da diáspora áfrica na construção da etnia e cultura do povo brasileiro, as lutas dos povos escravizados na construção de uma outra sociedade e melhor perceberam suas marcas identitárias.

Hoje, podemos dizer que grande parte do alunado passou a perceber a importância do continente africano na formação da humanidade, a diversidade religiosa, étnica. Conhecimento da cultura, da diversidade sócio econômica e política, e, especialmente, a contribuição que o continente africano favoreceu ao patrimônio baiano, que é o estado com a maior população negro da diáspora africana e percepção de suas marcas enquanto afro-descendente.

PONTOS POSITIVOS:

O envolvimento total de 60% dos professores padrinhos e madrinhas e 80% dos alunos (as) favoreceu o sucesso da gincana;

. Grande aprendizado;

. Envolvimento total de algumas equipes;

. Tarefas significativas;

. Organização da Gincana;

. Organização das equipes;

. Alguns padrinhos e madrinhas ajudaram bastante e se envolveram totalmente;

. Todas as equipes com camisa padronizada;

. Todas as equipes com suas faixas de identificação.

. Vibração das equipes;

. Decoração da área externa.

. Funcionamento do blog da escola;

. Integração entre os participantes e equipes;

. Resgate da cultura e da religiosidade afro descendente e indígena;

. Presença de pais, de responsáveis e alguns familiares dos alunos;

PONTOS NEGATIVOS:

. Falta de apoio e participação da direção da escola

. Ausência da gestão escolar no dia 17/11;

. Portão aberto favorecendo a entrada de qualquer pessoa;

. Presença de vários ex-alunos com atitudes indisciplinar;

. Falta de água nos três dias da gincana em decorrência dos serviços que estavam sendo realizados na tubulação hidráulica;

. Desinteresse de alguns alunos;

. Alguns padrinhos e madrinhas não se interessaram pelas turmas que estavam responsáveis;

. Algumas turmas difíceis de se trabalhar;

. Falta de cumprimento das punições pela equipe organizadora;

. Flexibilização do regulamento por parte da comissão julgadora;

. Alunos que desistiram de apresentar tarefa;

. Indisciplina de alguns alunos;

. Falta de leitura das tarefas por parte de alguns padrinhos e madrinhas;

. Alguns alunos e alunas responsáveis pela equipe sem compromisso e desinteresse;

. Os pais e convidados foram servidos no final, faltou uma melhor assistência.

SUGESTÕES:

. Rever algumas tarefas;

. A comissão julgadora deverá ser composta com pessoas de fora da escola;

. Promover curso sobre postagem de vídeo;

. A Direção da escola deve se envolver mais com os projetos e com o material necessário;

. Os convidados deverão ser servidos antes dos alunos;

Espera-se que em outro projeto similar, ocorra um engajamento da totalidade do corpo docente, uma melhor ação pedagógica, por parte de alguns professores e mais empenho na apreensão cognitiva do aluno.

Salvador, 12 de dezembro de 2010

Edson Paiva

Nenhum comentário: