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quarta-feira, 13 de outubro de 2010
CONSCIÊNCIA NEGRA
Escola Estadual Elysio Athaíde
GINCANA CULTURAL INTERDISCIPLINAR/2010: CONSCIÊNCIA NEGRA
INTRODUÇÃO
A elaboração desta proposta de trabalho visa uma maior integração entre as diversas disciplinas nos diferentes níveis de ensino, bem como resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, visando construir aprendizagens que contemplem os princípios da Lei 11.645/2008 de 11/3/2008.
JUSTIFICATIVA
Considerando que:
- O avanço tecnológico e a velocidade das informações nos põem à prova constantemente;
- A informação chega até nossos alunos, com uma grande velocidade e das mais diferentes maneiras;
- A motivação em descobrir e repassar coisas novas, trocar conhecimentos, trocar idéias nos propicia uma interação saudável;
- Os professores precisam trabalhar em equipe, com intuito de aprender a aprender, selecionando e analisando estas informações, transformando esta informação em formação na medida do possível;
- Caminhamos a passos largos para um mundo multimídia, onde o fato de saber ler e escrever vai muito além de decifrar códigos lingüísticos expressos em livros e escritas;
- O desafio da sociedade é de acompanhar a modernização assim como o desenvolvimento das novas tecnologias afim de não nos tornarmos “analfabetos digitais”;
- Dentro de um processo de Inclusão Digital precisamos utilizar, compreender e dominar as novas tecnologias, especialmente a do uso do computador na construção do conhecimento, proporcionando ao aluno uma educação de qualidade, tornando-o incluído, alfabetizado digitalmente, com condições de buscar e compreender as novas idéias e os novos valores impostos pela sociedade do conhecimento;
- A Lei nº 11.645/2008, obriga todas as escolas públicas e particulares da educação básica a ensinarem aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira e indígena.
- Perceber-se que um grande percentual dos alunos ainda não conhece a contribuição histórico-social dos descendentes de africanos e indígenas ao país.
- A Escola Elysio Athaíde vem, desde 2005, desenvolvendo conteúdos que contemplam a cultura afro-brasileira, a discussão sobre identidade e relações étnico-raciais.
Nessa perspectiva, justifica-se o presente projeto.
OBJETIVOS
O presente Projeto tem como objetivos promover:
- A participação ativa dos professores no desenvolvimento e acompanhamento das atividades/tarefas organizadas para gincana interdisciplinar;
- A integração da comunidade escolar, estimulando a participação dos diferentes segmentos da mesma em todos os momentos do processo pedagógico;
- Atividades de Interação com a comunidade em geral através de ações de cunho social e cultural;
- Atividades que envolvam a utilização dos recursos da informática, através de softweres educativos, de edição de texto e ou pesquisas orientadas na internet;
- Ações que demandem o resgate e a aplicação dos valores de solidariedade, respeito, companheirismo e determinação, assim com a importância da preservação do patrimônio público.
PLANEJAMENTO
A Gincana Cultural Interdisciplinar: Consciência Negra será desenvolvida durante os dias 17, 18 e 19 de novembro de 2010, envolvendo aproximadamente 210 (duzentos e dez alunos), das turmas do Ensino Fundamental (séries finais).
Nos dias 17 e 18 serão realizadas as tarefas e no dia 19 haverá a apresentação da peça Revolta dos Búzios e uma mesa redonda sobre Consciência Negra.
A equipe multidisciplinar responsável pela elaboração das tarefas será constituída pelos professores das disciplinas: diversificada, educação artística e educação física.
As tarefas serão formuladas com intuito de promover os princípios de convivência, valorização, participação e os conhecimentos adquiridos durante o ano letivo sobre história da África, africanidade e identidade étnica.
METODOLOGIA
Cada sala terá um professor (a) ou funcionário (a) padrinho ou madrinha da turma. As tarefas da Gincana serão disponibilizadas no blog da escola (escolaelysioathaide.blogspot.com), possibilitando o acesso pela comunidade escolar.
Este blog servirá para as turmas (equipes), tomarem conhecimento das tarefas, atualizarem-se quanto a sua classificação na Gincana e opinarem sobre as mesmas.
Algumas tarefas serão fornecidas com dias de antecedência, para a realização na própria escola.
Estas deverão ser apresentadas nos dias da gincana.
AVALIAÇÃO
Será considerado satisfatório o desenvolvimento do Projeto se houver a participação efetiva dos alunos, professores e funcionários nas atividades e tarefas lançadas no blog.
Será considerado sistema de pontuação para todas as disciplinas:
1º lugar = 4,0 (pontos)
2º lugar = 3,5 (pontos)
3º lugar = 3,0 (pontos)
4º lugar = 2,5 (pontos)
5º, 6º e 7º lugares = 2,0 (pontos)
A freqüência, pontualidade e participação efetiva do aluno será fator importante para a pontuação individual.
As tarefas serão construídas pela equipe coordenadora.
Edson Paiva
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