Páginas

REVOLTA DOS BÚZIOS - ELYSIO ATHAÍDE E SOLANGE COELHO

Seguidores

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de junho de 2010

PROJETO ÁFRICA 2010 - RELATÓRIO






Iniciado em março e concluído no dia 18 de junho 2010

Introdução:

Baseando-se implementar a Lei 10.639/2003, que obriga as escolas públicas e particulares da educação básica a ensinarem aos alunos conteúdos relacionados à história e à cultura afro-brasileira a Escola Elysio Athaíde vem, desde 2005, se debruçando no desenvolvimento de conteúdos que contemplem a cultura afro-brasileira e a discussão sobre identidade e relações étnico-raciais.

Aproveitando a Copa do Mundo, a Escola desenvolveu o projeto interdisciplinar intitulado África 2010 com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre os 06 países do Continente Africano que participam do evento, além de traçar debate sobre a construção étnica racial brasileira e discutir questões sobre a diáspora africana na construção do povo brasileiro.

Os alunos através de estudos, pesquisas e diversas atividades constataram, compreenderam, conheceram e explicaram um pouco sobre a dimensão geográfica, a composição étnica, informações sobre a língua falada oficial e outras línguas nativas, a estrutura social, econômica e política, comida típica e o futebol nos respectivos países estudados.

Sistematização:


Proposições:

- Pesquisar os países africanos que participaram da Copa, incluindo o Brasil.

Por sala, os alunos fizeram exposição dos trabalhos conforme objetivo e metodologia desenvolvida. As exposições ocorreram nas salas. Nos dias anteriores à apresentação, os alunos, em conjunto com os professores responsáveis pelas turmas, trabalharam na preparação do material a ser exposto. Na quinta-feira, dia 17/06, ornamentaram suas salas tematizando o país trabalhado.

No dia 18, das 9h às 12h, ocorreu a culminância dos trabalhos. Houve exposição de maquetes, artesanatos, apresentação de danças, exposição e degustação de comidas típicas do país trabalhado, exposição de cartazes ilustrativos sobre a economia, a política, a história e mapas de cada país.

Ao final, houve apresentação de grupos de dança e degustação de comidas juninas oferecidas pela escola.

Os trabalhos foram avaliados por uma equipe composta pela diretora, vice-diretora e duas secretárias que aferiram pontos de 0,0 a 2,0 conforme 4 critérios definidos anteriormente (Organização, Decoração, Criatividade e Conhecimento demonstrado).

Fez parte também do Projeto África 2010, um torneio de futsal inter-sala com sete times (Argélia, Nigéria, África do Sul, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Brasil). O torneio foi iniciado no mês de maio e concluído, com a final dos jogos, no dia 10/06, no Clube do SESC, saindo vencedor o time da Costa do Marfim.

Metodologia do Trabalho:

Trabalhou-se com proposições Metodológicas específicas para projeto de pesquisa, podendo citar entre elas a Metodologia da Pesquisa Matricial (Pedro Demo), Metodologia da Problematização (Berbel) e Metodologia da Análise e Síntese (Taffarel) entre outras.

O projeto teve seu início em março do corrente e foi desenvolvido através de aulas expositivas, apresentação de vídeos dos países africanos seguido de debates, leituras orientadas a partir de textos indicados, construção coletiva e individual de sínteses dos textos.

Os procedimentos básicos partiram da análise do conteúdo exposto e da fala dos alunos, mapeada em processos de levantamento preliminar das idéias do grupo, seguindo-se análise crítica dos conteúdos e o confronto com o que diz a literatura, e, por fim, elaboração de novas sínteses, construção do produto final e das vivências práticas corporais (torneio de futsal inter-sala). Cada sala trabalhou um país do continente africano como se segue: África do Sul – 5ª M1, Argélia – 5ª M2, Gana – 6ª M1, Camarões – 6ª M2, Costa do Marfim – 7ª M1, Nigéria - 7ª M2 e Brasil – 8ª série.


Cada professor ficou encarregado de uma sala, segundo sorteio realizado antecipadamente. Os conteúdos temáticos foram trabalhados durante as aulas normais que cada professor tinha com a turma.

Quase todos os alunos tiveram acesso, através de vídeos, aos seis países africanos. Foi feito estudo comparativo sobre as etnias dos povos, análise da religião oficial praticada e religiões existentes em cada país, estudou-se o tipo de regime político, inter-relação da cultura dos países africanos com a cultura afro- brasileira e a influência na construção da nossa sociedade.

Os recursos materiais utilizados nesse projeto, parte foi fornecido pela escola e grande quantidade comprados pelos professores e alunos.

Avaliação:

Cada etapa do projeto o professor avaliou a participação do aluno e a produção do conhecimento adquirido.

O projeto teve um total de 4,0 pontos, distribuídos da seguinte forma:

Critérios a serem avaliados:

Professor 1,0 ponto:

Participação do aluno e produção do conhecimento;

Equipe 2,0 pontos:

Organização da sala, decoração tematizando o país, criatividade e conhecimento demonstrado oralmente pelos alunos;

Auto-avaliação do aluno 1,0 ponto:

Interesse do aluno, motivação da temática, produção do conhecimento, integração com a turma e conhecimento adquirido.

Conclusão:

O Projeto África 2010 possibilitou ao aluno a ampliação do conhecimento da cultura africana e uma visão estrutural sobre o continente.

Pode-se perceber o grande interesse e envolvimento por parte dos alunos e professores. O conhecimento demonstrado por grande parte dos alunos sobre cada país africano que sua sala trabalhou, demonstrou o quanto foi importante e enriquecedor trabalhar o referido projeto. Hoje, podemos dizer, sem medo de errar, que cada aluno passou a perceber a importância do continente africano na formação da humanidade, a diversidade religiosa, étnicas. Conhecimento da cultura, da pobreza, da riqueza e especialmente, a contribuição que o continente africano favoreceu ao patrimônio baiano, que é o estado com uma das maiores populações negro da diáspora africana.

Vídeos trabalhados:

- A África que nunca vimos ou que ninguém nos mostra;

- A África que você nunca viu;

- África subsaariana;

- Cultura africana;

- Trabalho de geografia África;

- Nkosi Skeleli África;

- África as faces de um povo;

- Pangea;

- Geografia placas tectônicas;

-Navio Negreiros;

- Costa do Marfim;

- Gana;

- África do Sul;

- Camarões;

- Argélia;

- Nigéria.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Costa_do_Marfim.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Argelia.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Gana.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Camaroes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nigeria.

http://pt.wikipedia.org/wiki/AfricadoSul.

BRANCO, Mirian Adriana. Em Santa Catarina, os afro-descendentes e o condicionamento da

cidadania. Anais do II Encontro “Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional”.

BENTO, Maria Aparecida Silva. Cidadania em Preto e Branco: discutindo as relações étnico-raciais. São Paulo:Editora Ática, 2005.

BERBEL, Neusi A Navas. Metodologia da Problematização. Ed. UEL. Londrina, 1999.

BRASIL. Presidência da República: subchefia de assuntos jurídicos. Lei 11.645 de 10 de março de 2008.

CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

DEMO, Pedro. Teoria e prática da avaliação qualitativa. Temas do 2º Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. Curitiba, Paraná, 2004. p. 156-166.

­­­_____________. Educar Pela Pesquisa. 3 ed. Campinas. SP: Autores Associados, 1998.

GIORDANO, Mário Curtis. História da África, Anterior aos descobrimentos. 3ª Ed. Editora Vozes, Petrópolis, 1997.

LOPES, Ana Lúcia. Currículo, escola e relações étnico-raciais. In: Curso Educação

Africanidades no Brasil: MEC, 2006.

MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo:

Global, 2006. (Coleção para entender).

SANTOS, Luiz Carlos dos. “A presença negra no Brasil”. In: Curso Educação, Africanidades Brasil. MEC, 2006.

6 comentários:

EDSON DE SOUSA PAIVA FILHO disse...

1 comentários:
tiago disse...
eu estou muito feliz com essas atitudes da escola pra ajudar muito mais o aluno:
gostei de ver tudo muito organizado e bem feito:

bY:tiaguinho palmeira 5ºserie
30 de junho de 2010 09:11

Juliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

todos vocês estão de parabéns, tanto para os professores quanto para os alunos, fizeram um trabalho belíssimo... nota 10!

Edson Paiva disse...

SoniaTete disse...
Muito legal o trabalho dos teus meninos. Isso não é "mágica" como alguns possam pensar, é "desejo" - o desejo do professor e da equipe escolar em fazer acontecer, depois, o desejo dos alunos em participar de algo que tenha a ver com a realidade deles diretamente, ou com o momento atual em que estão vivendo.
Os recursos nem sempre são satisfatórios, sabemos que em meio a essa profusão de situações, de gente, de problemas, as vezes alguma coisa não sai como a gente quer mas o que importa é que sementes são plantadas, os alunos aprendem SEMPRE alguma coisa nova, fica um sentimento de "eu posso, eu consigo" forte, permeando a cabeça deles e tudo isso pode até não se refletir agora, nesse momento (e por vezes eles nem percebem isso) mas com certeza vai marcar a vida deles como marcou a de tantos outros alunos com os quais temos convivido.
Parabéns a todos os alunos, a você Edson, que é incansável nessa luta pela educação e ao grupo que dirige, coordena e leciona na escola Elysio Athaíde.
Sonia Machado

Edson Paiva disse...

Em sex,2/07/10, Jaguaracy Conceição escreveu:
De: Jaguaracy Conceição
Assunto: Blog Escola Elysio
Para: Edsaon Paiva <espof88@yahoo.com.br
Data: 2 de julho de 2010, 12h34min

Caro Edson,

Parabéns pelo brilhante Projeto. São atitudes como essa que engrandecem o docente de Educação Física. Transmita minhas felicitações a todos(as) envolvidos(as) no projeto. Aproveite o período de inscrições para o Professor Nota 10 da Revista Nova Escola e faça a inscrição. Tenho certeza que serás um dos dez escolhidos e o prêmio é muito bom. Não perca essa oportunidade. Mais uma vez parabéns.
Jaguar

Edson Paiva disse...

Edson,
gostei muito do blog constuído por vocês. O Colégio Elysio Athaíde merece toda a visibilidade que o blog pode proporcionar. Essa escola com seus alunos, gestores, funcionários e colegas, me ensinou muito e eu sinto muitas saudades do meu tempo de Elysio.
Um abraço,

Sandra Peixoto.
PS: Fui professora de Ciências dessa escola.