Páginas

REVOLTA DOS BÚZIOS - ELYSIO ATHAÍDE E SOLANGE COELHO

Seguidores

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de abril de 2010

CONSELHO DE CLASSE DO DIA 24/04


Projeto África 2010 (professores padrinhos e madrinhas):

- 5ª M1 (Cristiane e Elisângela)...............África do Sul

- 5ª M2 (Edson e Lidia)...........................Argélia

- 6ª M1 (Franz e Sandra)........................Gana

- 6ª M2 (Adriana)...................................Camarões

- 7ª M1 (Edson e Vanessa)....................Costa do Marfim

- 7ª M2 (Adriana e Maria das Dores).......Nigéria

- 8ª (Guto)............................................Brasil

- Culminância: 16, 17 e 18/06. Datas destinadas para: finais dos campeonatos de Futebol de botão e de campo (16/06, Guto está coordenando esse campeonato), arrumação do ambiente (17/06) e apresentação final do projeto em sala (18/06).

- Valor 4,0 pontos na 2ª Unidade

- Não será necessário apresentar objetivos da disciplina para os professores responsáveis (padrinhos e madrinhas), o professor pode direcionar em cada turma seus conteúdos e objetivos a serem explorados, referente ao país da turma.

- Os professores padrinhos e madrinhas irão direcionar os trabalhos com a turma, como a forma de apresentação do tema, domínio de conteúdo, criatividade..., visando toda a proposta do projeto que envio anexo, caso algum colega ainda não o tenha. Sei que não é o primeiro projeto nosso e que os outros foram tão bons quanto será esse, pois até os erros tem que ser valorizados porque deles saem os acertos, mas os alunos tem que ter a "semente plantada" na mente de que esse é um projeto pedagógico, de conhecimentos, integração e criatividade de suma importância para sua formação e não meramente de aquisição de notas, se acumularmos o trabalho esse se tornará o principal motivo dos alunos em participar do projeto e pra quem participar.

Vanessa, peço desculpas antecipadamente, mas pessoalmente explicaremos melhor a mudança de turma que fizemos com você.

Conselho de Classe:

- Fizemos um levantamento geral dos problemas, dentre eles:

- Indisciplina

- Falta de iniciativa dos alunos

- Falta de regras estabelecidas pelo coletivo (regimento)

- Aulas vagas por disciplinas que não tem professores ou por ausência de professores, alunos ociosos e no corredor da escola

- Liberação da turma antes do término da aula, alunos ociosos e no corredor da escola

- Atraso no início da aula, alunos ociosos e no corredor da escola

- Descompromisso dos funcionários (corredor e portaria)

- Ausência da Direção e faltas da Vice-direção

- Ausência dos pais na escola, salvo algumas exceções

- As turmas 5ªM2, 6ªM2, 7ªM1 e M2 e 8ª foram consideradas indisciplinada e/ou desmotivadas em algumas disciplinas e em outras não

- Alunos faltosos

- Alunos especiais

- Falta de preenchimento das observações por aluno na caderneta

- Ameaças de alunos

- Em algumas aulas, falta de uma metodologia mais integradora e dinâmica e menos metódica

- Falta de conhecimentos básicos inclusive em alunos de 8ª série

- Sugestões:

- Propor desafios para a turma, fazendo-os construir situações e formas de enfrentamento para resolvê-las

- Trabalhar mais a interpretação de uma forma geral

- Promover maior produção em aula e menos exposição de conteúdo e com isso haverá um maior aproveitamento (pelo menos pretendemos), o conteúdo vai ser aplicado de forma diferente

- Dar suporte aos colegas que enfrentam problemas nas turmas como indisciplina, desmotivação, ameaças, dentre outros, acredito que esse suporte pode ser dado diretamente com a turma ou dialogando com o colega que apresente essa necessidade de ajuda, precisamos expor aos demais a metodologia de cada um que dá certo na turma, que faz a turma ficar integrada, disciplinada e participativa

- Cobrar participação da Direção nas atividades do turno, como nas ameaças de alunos, os alunos faltosos (preenchimento do FICAI), dentre tudo

- Cobrar a participação dos funcionários e evitar fazer a função deles como sair da sala para controlar o corredor

- Ao encerrar a aula antes do horário, retirar a turma da sala e direcionar ao pátio evitando que fiquem no corredor e portas das outras salas

- Campanha aula vaga zero (retirei isso de uma Faculdade). Para as turmas que estão sem professor cobrar a nomeação dos mesmos (História 6ª M2 e Geografia 7ªM1 e M2). Evitar a falta, mas ao faltar planejar um preenchimento para a lacuna, acredito que o representante da turma poderá administrar essa situação.

- Realizar reunião de pais e chamá-los à parceria com a escola, precisaremos das notas, portanto acredito que poderá ser na 2ª semana de Maio

- Fazer chamada e preencher as observações nas cadernetas. Observar mais os alunos que assistiram os primeiros horários e não ficaram para os últimos ou que estão na escola mas não entrou na sala, controlar a freqüência e sinalizar a Direção para o posicionamento com os pais e para o preenchimento do FICAI

- Professores, realizar auto-avaliação

- A partir da reunião de pais, formar um conselho (CPI, Comissão Participativa e Integradora, gostei disso) para ajudar, fiscalizar e apontar soluções no processo educativo escolar, promovendo a mudança do regimento e aplicações de tarefas como punições.

- Entender e respeitar as diferenças, isso é do professor para os alunos e dos professores entre si, como exemplo o uso de diferentes metodologias. Na opinião de Adriana isso vale até o momento em que as diferenças não prejudicam o trabalho do outro

Conselho realizado pelos professores: Aimara, Lidia, Guto, Edson, Maria das Dores, Franz e Adriana

Colegas, se esqueci ou deturpei algo, favor corrigir. Abraços,

Adrian

Nenhum comentário: