Páginas
Arquivo do blog
-
►
2011
(30)
- ► agosto 2011 (2)
- ► julho 2011 (3)
- ► junho 2011 (1)
- ► abril 2011 (11)
- ► março 2011 (5)
- ► fevereiro 2011 (3)
- ► janeiro 2011 (1)
-
▼
2010
(75)
- ► dezembro 2010 (4)
- ► novembro 2010 (18)
- ► outubro 2010 (9)
- ► setembro 2010 (2)
- ► agosto 2010 (7)
- ► julho 2010 (3)
- ► junho 2010 (5)
- ► abril 2010 (10)
-
▼
março 2010
(12)
- RESERVA INDÍGENA EM LAURO DE FREITAS
- Sem título
- PARA OS ALUNOS DO 9º ANO
- PARA OS ALUNOS DO 9º ANO
- Sem título
- ARGÉLIA - TRABALHO DA TURMA 6º ANO M2 (5ª M2)
- CAJAZEIRAS
- À todas as mulheres da Escola Elysio AthaídeMULHER...
- Mulher...Que traz beleza e luz aos dias mais difíc...
- MULHERES NA POLÍTICA BRASILEIRA
- MULHERES NEGRAS QUE FAZEM A HISTÓRIA
- PROJETO ÁFRICA 2010
Seguidores
Pesquisar este blog
Total de visualizações de página
quarta-feira, 3 de março de 2010
PROJETO ÁFRICA 2010
Escola Estadual Elysio Athaíde
PROJETO ÁFRICA 2010
Objetivo:
Produzir uma elaboração teórica acerca dos países que participarão da Copa do Mundo/2010, apresentá-la por escrito, visual e corporal; em forma de cartazes, maquetes, livreto, feira de artesanato, comidas típicas e torneio esportivo no dia da culminância do projeto intitulado “Feira das Nações: África 2010”.
Neste trabalho deverá ser possibilitando a constatação, compreensão, interpretação e explicação da cultura, composição étnica de todos os pais, da língua falada, da estrutura social, econômica e política, das comidas típicas e condições esportivas através de um trabalho interdisciplinar.
Proposta:
- Pesquisar os países africanos que participarão da Copa 2010, incluindo o Brasil.
Sistematização:
Avaliação:
Cada etapa do projeto o professor (es) avaliará a produção do conhecimento produzido.
O projeto terá um total de 4,0 pontos, distribuídos da seguinte forma:
Critérios a serem avaliados:
Professor 1,0 ponto:
Participação do aluno e produção do conhecimento;
Equipe 2,0 pontos:
Organização da sala, decoração, criatividade e conhecimento demonstrado oralmente pela turma;
Auto avaliação do aluno 1,0 ponto:
Interesse do aluno, motivação da temática, produção do conhecimento, integração com a turma e conhecimento adquirido.
Continentes e seus países:
AFRICANO
AFRICA DO SUL, GANA, COSTA DO MARFIM, CAMARÕES, NIGÉRIA e ARGÉLIA.
AMERICANO
America do Norte: EUA, MÉXICO e HONDURAS;
America do Sul: BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA, CHILE e URUGUAI.
EUROPEU
HOLANDA, ESPANHA, INGLATERRA, ALEMANHA, DINAMARCA, ITÁLIA, SÉRVIA, SUÍÇA, ESLOVÁQUI, GRÉCIA, PORTUGAL, ELOVÊNIA e FRANÇA.
ASIÁTICO
AUSTRÁLIA, JAPÃO, CORÉIA DO SUL e CORÉIA DO NORTE.
OCEANIA
NOVA ZELÂNDIA
GRUPOS DA COPA:
Grupo A - África do Sul, México, Uruguai e França
Grupo B – Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia
Grupo C – Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia
Grupo D – Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
Grupo E – Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões
Grupo F – Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia
Grupo G – Brasil. Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal
Grupo H – Espanha, Suíça, Honduras e Chile
PROJETO ÁFRICA 2010
Objetivo:
Produzir uma elaboração teórica acerca dos países que participarão da Copa do Mundo/2010, apresentá-la por escrito, visual e corporal; em forma de cartazes, maquetes, livreto, feira de artesanato, comidas típicas e torneio esportivo no dia da culminância do projeto intitulado “Feira das Nações: África 2010”.
Neste trabalho deverá ser possibilitando a constatação, compreensão, interpretação e explicação da cultura, composição étnica de todos os pais, da língua falada, da estrutura social, econômica e política, das comidas típicas e condições esportivas através de um trabalho interdisciplinar.
Proposta:
- Pesquisar os países africanos que participarão da Copa 2010, incluindo o Brasil.
Sistematização:
Por sala, os alunos farão exposição dos trabalhos conforme objetivo e metodologia desenvolvida. As exposições ocorrerão nas salas. No dia anterior a apresentação, os alunos arrumarão suas salas de acordo com o país trabalhado e no dia posterior, ocorrerá a Feira das Nações. Poderão expor livros que confeccionarão maquetes, artesanatos, apresentação de danças folclóricas, cada sala deverá trazer pratos com comidas típicas do país trabalhado, devendo ser definido anteriormente pelo coletivo de cada sala, cartazes ilustrativos de cada país. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe de professores conjuntamente com a vice-diretora e aferirá conceitos que variará de 0,0 a 2,0 pontos conforme 4 critérios definidos anteriormente (Organização, Decoração, Criatividade e Conhecimento demonstrado).
Se ocorrer torneio esportivo, a professora de Ed. Física definirá o projeto específico.
Metodologia do Trabalho:
Trabalhar-se-á com proposições Metodologicas específicas para projeto de pesquisa, podendo citar entre elas a Metodologia da Pesquisa Matricial (Pedro Demo), Metodologia da Problematização (Berbel) e Metodologia da Análise e Síntese (Taffarel) entre outras.
O projeto deverá ser desenvolvido através de aulas expositivas, debates, leituras orientadas a partir de textos indicados, práticas corporais, construção coletiva e individual. Os procedimentos básicos partirão da análise do conteúdo da fala dos alunos, mapeada em processos de levantamento preliminar das idéias do grupo, seguindo-se análise crítica dos conteúdos e o confronto com o que diz a literatura, e, por fim, elaboração de novas sínteses, construção do produto final e das vivências práticas corporais (torneio de futsal inter sala e apresentação de dança). Cada sala ou grupo trabalhará um país, ou países participantes da copa 2010 (culminância: “Feira das Nações: África 2010”).
Cada professor ou professores ficará ou ficarão encarregado (s) de uma sala, segundo sorteio que será realizado antecipadamente. Os conteúdos temáticos serão trabalhados durante as aulas que o (os) professor (es) tiver (em) com sua turma, centrando o trabalho específico com a turma sorteada para efeito da apresentação final.
Os recursos materiais que serão utilizados neste projeto serão fornecidos pela escola e poderá ser comprados pelos alunos e professores.
Se ocorrer torneio esportivo, a professora de Ed. Física definirá o projeto específico.
Metodologia do Trabalho:
Trabalhar-se-á com proposições Metodologicas específicas para projeto de pesquisa, podendo citar entre elas a Metodologia da Pesquisa Matricial (Pedro Demo), Metodologia da Problematização (Berbel) e Metodologia da Análise e Síntese (Taffarel) entre outras.
O projeto deverá ser desenvolvido através de aulas expositivas, debates, leituras orientadas a partir de textos indicados, práticas corporais, construção coletiva e individual. Os procedimentos básicos partirão da análise do conteúdo da fala dos alunos, mapeada em processos de levantamento preliminar das idéias do grupo, seguindo-se análise crítica dos conteúdos e o confronto com o que diz a literatura, e, por fim, elaboração de novas sínteses, construção do produto final e das vivências práticas corporais (torneio de futsal inter sala e apresentação de dança). Cada sala ou grupo trabalhará um país, ou países participantes da copa 2010 (culminância: “Feira das Nações: África 2010”).
Cada professor ou professores ficará ou ficarão encarregado (s) de uma sala, segundo sorteio que será realizado antecipadamente. Os conteúdos temáticos serão trabalhados durante as aulas que o (os) professor (es) tiver (em) com sua turma, centrando o trabalho específico com a turma sorteada para efeito da apresentação final.
Os recursos materiais que serão utilizados neste projeto serão fornecidos pela escola e poderá ser comprados pelos alunos e professores.
Avaliação:
Cada etapa do projeto o professor (es) avaliará a produção do conhecimento produzido.
O projeto terá um total de 4,0 pontos, distribuídos da seguinte forma:
Critérios a serem avaliados:
Professor 1,0 ponto:
Participação do aluno e produção do conhecimento;
Equipe 2,0 pontos:
Organização da sala, decoração, criatividade e conhecimento demonstrado oralmente pela turma;
Auto avaliação do aluno 1,0 ponto:
Interesse do aluno, motivação da temática, produção do conhecimento, integração com a turma e conhecimento adquirido.
Continentes e seus países:
AFRICANO
AFRICA DO SUL, GANA, COSTA DO MARFIM, CAMARÕES, NIGÉRIA e ARGÉLIA.
AMERICANO
America do Norte: EUA, MÉXICO e HONDURAS;
America do Sul: BRASIL, PARAGUAI, ARGENTINA, CHILE e URUGUAI.
EUROPEU
HOLANDA, ESPANHA, INGLATERRA, ALEMANHA, DINAMARCA, ITÁLIA, SÉRVIA, SUÍÇA, ESLOVÁQUI, GRÉCIA, PORTUGAL, ELOVÊNIA e FRANÇA.
ASIÁTICO
AUSTRÁLIA, JAPÃO, CORÉIA DO SUL e CORÉIA DO NORTE.
OCEANIA
NOVA ZELÂNDIA
GRUPOS DA COPA:
Grupo A - África do Sul, México, Uruguai e França
Grupo B – Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia
Grupo C – Inglaterra, Estados Unidos, Argélia e Eslovênia
Grupo D – Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
Grupo E – Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões
Grupo F – Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia
Grupo G – Brasil. Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal
Grupo H – Espanha, Suíça, Honduras e Chile
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Parabéns por este projeto é uma iniciativa brilhante...
Muito legal a proposta. A Escola está de parabéns!
Postar um comentário